Postagens

Mostrando postagens de 2013

CEM TIDOS

Imagem
Como não conseguia eliminar a dúvida de sua vida, ele inventou a certeza que diariamente era desafiada pela falta de sentido que o atropelava. Para contornar tal situação, lançou mão da fé que inflava seu ponto de vista sobre o mundo, transformando-o numa certeza. Daí em diante, tornou-se uma máquina produtora de sentido. Qualquer coisa que passasse diante dos seus olhos ele conferia um sentido para ela, sempre de acordo com seu ponto de vista. Nada ficava impune a ele. Quando mais interpretava, mais se sentia  cheio de si. Este pobre coitado era arrogante o suficiente para não perceber que era sua fraqueza, e não sua arrogância, que o fazia sentir-se o discípulo escolhido de seu Mestre.

BLACK BLOCK (BB)

Imagem
“Eles são um câncer”! Este foi o nome usado por David Graeber do Wall Street Journal, para nomear os Black Blocs. Aqui, a imprensa os chama de vândalos e anarquistas.  Em 1963, George Lapassade escreveu um texto que levou o nome “Rebeldes sem Causa”, que foi publicado em um trabalho denonimado “L' éntrée dans la vie: Essai sur l'inachèvement de l'homme” (A entrada na vida: um ensaio sobre a incompletude do homem). A inadaptação de parte da juventude à vida coletiva e sua oposição ás condições de existência dita “adulta” manifestaram-se sobretudo nos países mais industrializados no mundo contemporâneo. Assim, Lapassade analisa de que maneira a INCOMPLETUDE marcou a vida destes jovens a ponto de faze-los deixar suas casas para irem protestar nas ruas. Lidar com o impacto que a INCOMPLETUDE causa sobre o sujeito, deixou de ser um fator de preocupação do estado, que passou a tampona-la com o lucro e o consumo. Fato é que, a rapidez com que prenderam e ficharam os dittos B...

CONSUMO TENDÊNCIAS

Imagem
No próximo século, os consumidores serão feitos da mesma matéria da qual são feitos os produtos. Plástico importado, e estilista de primeira serão aquele que deixarão você consumidor, do modo que o fabricante deseja. Seja o primeiro a entra nesta, turbinando seu tipo sanguineo substituindo-o pelo melhor polímero da praça.

ALEGROTOM

Imagem
Nós devolvemos a você a alegria que o estado e o banco lhe tiram todos os dias. Basta um comprimido pela manhã e um outro a noite, para que você sinta os efeitos na primeira semana de uso. Rapidamente você encontrará alento nas n ovelas, no shopping e descobrirá em cada "outdoor" a alegria que estava faltando em sua vida. Pensando em você, nosso trabalho nos torna pessoas melhores. Alegrotom não é remédio, ele é a solução para quem deseja estar feliz neste mundo. Procure um representante mais perto de você.

FANTASMA

Imagem
Se o olhar de uma mulher avança dentro de um homem, tocando-o lá onde ele deve saber-se, fazendo-o vacilar, é porque ela duvida do amor que ele sente por ela, sem saber que seu olhar despertou nele o temor que sentiu de estar nas  garras da própria mãe. Diante deste impasse, resta a ambos dar um passo atras face ao imaginário, para que possam desfazer o nó do desencontro, assumirem a autoria da própria vida, reinar sobre os fantasmas, liberando-se para que o encontro aconteça e os surpreenda.

A MATEMÁTICA E A LEI

Imagem
Usar a LEI como se fosse uma fórmula matemática, que funciona para toda e qualquer situação na qual tal fórmula foi inventada, é tentar embrulhar o tolo nas próprias ilusões que cria para poder viver. Inventa-se o conc eito de 'embargo infringente', pensando-se no beneficio que o autor da lei terá. Tomar como argumento o estado de direito, dissociando-o da situação sobre a qual legisla, fazendo-o mais relevante do que a própria situação, é subverter a ordem dos fatos que levaram o legislador a criar a LEI. Leis não não fórmulas matemáticas, estão muito longe disto. Considera-la isenta e acima do fato que a gerou, é beneficiar o criminoso, transformando-o em um sujeito melhor do que ele é. Nestes termos, a LEI descriminaliza o crime, favorece o criminoso e derrota a JUSTIÇA. A LEI é um instrumento da JUSTIÇA e não o contrário como aconteceu ontem no Supremo.

QUE ACORDO SUSTENTA ESTE SORRISO?

Imagem
Celso Mello, do alto de sua mortalidade, diz: "julgamentos do STF para que sejam imparciais, isentos e independentes, não podem expor-se a pressões externas, como o clamor popular e a pressão das multidões." Antonieta, a Maria mais conhecida na história do pão disse algo parecido: "Diante do clamor popular pelo pão, de-lhes brioche."  Diferente e semelhante a Antonieta, Celsão não foi eleito pelo povo, "cependant", o que aproxima de Antonieta, mas circula entre mensaleiros, que lá estão, porque saíram das urnas, "et que donc" dependeram da multidão para votar neles. A linguagem é notória por sua capacidade de criar mundos, inventar conjecturas e permitir que o sujeito se esconda atras dela. O querido Freud, sabendo disto, aproximou a linguagem da lei, apontando o ACORDO que tem que ser feito para que o sujeito, ao falar, não fale do que se passa dentro de si para dizer o que diz. A lei, como a palavra, protege o sujeito de si mesmo quando o li...

TEMPO

Imagem
O tempo não nos reinventa, apenas revela um pouco mais sobre quem somos nós.

MULHER

Imagem
Nela há mais coisas do que o temor que me gera e que diz respeito mais a mim do que a ela mesma. Ela não vive em qualquer mulher, apenas naquelas que se sentem confortáveis dentro delas mesmas, que não se afligem de ver outras diferentes de si e se dispõe a amar sem julgamento ou controle.

VERDADE E HIPOCRISIA

Imagem
Shakespeare, disse que o diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém. Contudo, com a crítica a verdade, feita no final do século XIX, percebe-se que a recíproca da frase de Shakespeare também ocorre. Ao ser desbancada, a verdade levou consigo a hipocrisia. Não somos tão bons, nem tão maus como pensamos, mas podemos ser ou deixar de ser perversos, quando evocamos a hipocrisia ou a verdade para nos referirmos a algo.

PODER E LABIRINTO

Imagem
Minos, para manter-se no trono precisava combater seus irmãos. Cada poder, para sustentar-se, usa ardis. Minos pede ajuda a Posseidon, que lhe envia um touro branco, como sinal de apoio. A esposa de Minos, enfeitiçada p or Afrodite, se apaixona pelo touro, e se traveste numa vaca, fabricada por Dédalo. Parsifae copula com o touro e dá a luz ao Minotauro. Minos convoca Dedalo, um exímio artifice, para construir um local onde o Minoutaro viveria. Assim, foi erguido um labirinto. O mundo em que vivemos se transformou num enorme labirinto, construído para manter o poder da esquerda, da direita, do centro e tantos outros. Irmãos tomam partido contra irmãos, e se tornam inimigos. O Minotauro servia para comer os inimigos de Minos, ele devorava humanos, apenas. O que são as ideologias senão devoradoras de juízo? Dédalo cria um labirinto no qual verdade e mentira deixam turvo o juizo daquele que não sabe que direção seguir. Devotos de Minos o defendem enquanto opositores são devorados. Quem ...

NASCER

Imagem
Em um dia qualquer, se nasce como se pode morrer. Para atenuar o impacto causado por esta constatação, o sujeito comemora, acreditando que um dia qualquer, tornou-se especial por esta razão. Transformar o ordinário em especial, parece que tem sido uma das atribuições da cultura, que se torna ordinária quando elimina de si mesma o banal, a falta de sentido e a pequenez inerente a todo aquele que nela nasce e morre.

É POSSÍVEL

Imagem

ESCRITORIOS

Imagem
HÁ VIDA ALÉM DOS ESCRITÓRIOS, MAS TEMOR DO DESEMPREGO O FEZ SE ESQUECER DISTO.

COTIDIANO

Imagem
- A guerra acabou! Por quê esta expressão? - Porque ela me tirou a esperança, deixando este gosto amargo nos olhos, por meio do qual passei a ver o coração dos homens. Os que sabem amar não querem o poder, mas os que não sabem, precisam dele para serem temidos e amados por isto.

RIO DE JANEIRO

Imagem
A beleza que não consegue inspirar o espírito atende pelo nome de moldura. SN

O SENHOR DA NOITE

Imagem
O desaparecimento da neblina deslocava minha imaginação para os meus sentimentos. A cidade se impunha, me obrigando a vê-la como ela é. Isto acontecia nas manhãs em que o sol não se furtava de sua presença. As estátuas deixavam de ser pessoas, retornando a pedra fria. Mais um dia começava, e eu percebia que não era feito só de luz. SN

DESAMPARO E D-US

Imagem
Há quem diga que D-us é uma invenção do homem. Para os que pensam assim, tal criação é fruto do sentimento de desamparo que assola a todos. Este sentimento deve ter tido um impacto significativo sobre os humanos, pois ao inventarem D-us o fizeram grande e poderoso. O desamparo poderia ser atenuado, se os homens pudessem estabelecer uns com os outros relações de solidariedade, cumplicidade e confiança. O desejo de estar amparado, nos levou a inventar a família, bem como, as crenças de que apenas ela estaria autorizada a formar vínculos de confiança, respeito e compromisso uns com os outros. Ao escolher o caminho que tenta levar o sujeito ao encontro de um Pai poderoso, que o amparará e protegerá, perdeu-se a possibilidade de viver uma vida onde o amparo pode ser encontrado nas amizades sinceras, comprometidas com a alegria e o bem estar de todos. Talvez, tenha sido por isto que Freud disse que a principal causa do sofrimento humano vem das relações pessoais. Haja vista que, o desamp...

MEDÉIA

Imagem
MEDÉIA:   - "A mulher é comumente temerosa, foge da luta, estremece à vista da arma; mas, quando seu leito é ultrajado, não existe alma mais sedenta de sangue. Eurípedes "MEDÉIA é um filme sobre uma mulher que decapita seus irmãos, esfaqueia crianças e as envia em chamas, para a esposa de seu amante. Callas fará isto com naturalidade." Pasolini.

MINOTAURO E PICASSO.

Imagem
Depois de descumprir o pacto firmado com Poseidon, Minos é traído por sua esposa que, por conta de Afrodite, se enamora do touro branco dado a ele pelo deus dos mares. Nasce Minotauro, filho de Parsifae. Rebento de um aninal com uma humana, o Minotauro comia humanos quando sentia fome. Diante disto, Minos chama Dédalo, o arquiteto, para construir o labirinto onde o Minotauro seria colocado. Picasso em diferentes momentos de sua vida se comparava ao Minotauro, sentindo-se identificado por ele. Vendo a Guernica no Reina Sofia, entede-se de onde ele partiu para compor cada umas das figuras que fazem parte do quadro, bem como do conflito que o teria levado a pinta-lo. SN

SAÚDE MENTAL = ELIMINAR O COLETIVO

Imagem
Enquanto se mantiver a crença de que a saúde mental depende exclusivamente do sujeito, sem relaciona-la ao tipo de sociedade na qual ele vive, todo sentimento ou comportamento será classificado como doent e. Já se foi o tempo em que se acreditou que apenas o prazer nos livraria da loucura, pois nunca existiu uma sociedade tão permissiva quanto a de hoje, na qual prazer e felicidade são sinônimos, mas que mantém ao lado disto, altos graus de indiferença social. Existe patologia maior do que esta? SN

SHAVUOT - MIDRASH 5774

Imagem
NÃO ROUBARÁS.   Shavuot é o segundo dos três maiores Dias Festivos , e acontece   cinqüenta dias após Pêssach. A Torá foi entregue por D'us ao povo judeu há mais de três mil e trezentos anos. Todos os anos, neste dia, renovamos a aliança feita com Ele. A palavra Shavuot significa "semanas": assinala sete semanas entre Pêssach e Shavuot (o período do ômer), durante o qual o povo preparou-se para a receber a Torá. Durante este tempo, elaborou o significado das cicatrizes deixadas pela escravidão, usando-as como elementos em torno dos quais uma aliança se fez.   Shavuot também significa "juramentos". Com o recebimento da Torá, o povo e D'us trocaram juramentos, formando um pacto duradouro de não abandonar um ao outro. O PACTO tem o mesmo significado que ALIANÇA, no sentido de acordo entre duas ou mais partes, cujo objetivo é o bem comum. Os estudos sobre o PACTO são antigos. A aliança ou pacto simboliza acordo, tratado, contrato, união en...

SHAVUOT MIDRASH/ MAIO 2013

Imagem

POLITICA É RELIGIÃO NO BRASIL.

Imagem
NO BRASIL. cada vez mais o pensamento político se aproxima do pensar religioso, pois assim desejam grande parte dos eleitores e daqueles que os representam. Câmara pode aprovar proposta que dá fim ao Estado Lai co no Brasil. Comissão de Constituição e Justiça já aprovou permissão para religiosos interferirem nas leis brasileiras Se é que existe a laicidade no Brasil, onde, pelo menos teoricamente, a religião não interfere no Estado, ela está para ter seu fim. Isso porque no dia 27 de março de 2013, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 99/11, do deputado João Campos (PSDB-GO). Dilma e Lula se tornaram ícones, e nesta condição, servem como ancoradouro para o crente político-religioso. É o que acontece com uma parte dos "ïntelectuais artistas"", dentre outros. Qualquer análise que caia sobre Lula-Dilma é vista como um sacrilégio, um absurdo, uma bobagem, uma montagem que acontece...

Mãe

Imagem
Quando dá certo, esta relação é uma benção, mas quando não, o estrago fica encoberto pela divinização do vínculo. SN

NATUREZA

Imagem
Certamente é possível vivermos em um mundo melhor, mas não antes de conhecer a constituição de nossa própria natureza. SN

PRISÃO CINCO ESTRELAS (foto de uma prisão na Jordânia)

Imagem
O projeto do deputado Domingos Dutra (PT-MA) institui o Estatuto Penitenciário Nacional e cria a cadeia cinco estrelas. Se aprovado, os presos terão direito a banho quente em locais fr ios, cela com calefação, academia de ginástica, material de higiene pessoal como desodorante, xampu, condicionador, hidratante de pele e até camisinha. O projeto do deputado também prevê médico residindo no presídio ou próximo. Entre os 119 artigos, chama a atenção o que mantém direitos políticos dos presos e acesso a jornais, rádio, e TV a cabo. O deputado também sugere a criação dia do encarcerado, 25 de junho. Se fosse aplicado hoje, nenhuma cadeia brasileira se enquadraria na lei. Possívelmente DOMINGOS DUTRA se inspirou no "apart hotel" prisional instalado em uma das mais belas florestas da Jordânia, a Salhoub Heights. A cidade de Salhoub, ao norte da capital Amã, é agora o lar de um luxuoso estabelecimento prisional, com vista para um dos mais famosos pinhais agora ameaçadas de extinção. ...

JUVENTUDE

Imagem
"Nada é perfeito quando encontrado." Cícero

NOT A MONKEY

Imagem
Quando o estudo apropriado do homem deixa de ser o eixo em torno do qual um sociedade se organiza, a estranheza que cada um sente em relação a si mesmo, transborda para as relações com terceiros?   SN

INTIMIDADE.

Imagem
O bom marido e a boa esposa existem, mas não duram, assim como o entardecer e o amanhecer. Além disto, tudo o que foi dito sobre eles, foi escrito de dia ou de noite. Bernard Shaw comentou que uma boa esposa é um grande consolo  para o homem em todos os contratempos e dificuldades - que ele nunca haveria de ter se tivesse continuado solteiro. Um homem e uma mulher podem fazer mais por si mesmo do que o que foi dito por Shaw. Mas como isto seria possível? O entardecer mantém uma cumplicidade com o dia e com a noite, como também o amanhecer. Distintos um do outro, homem e mulher guardam, na intimidade, a possibilidade de encontro. Quando se querem iguais, são como dias armados contra a noite, descrentes um do outro. A intimidade vai além do pensar igual, do sentir igual e do concordar. A intimidade se faz sobre distinções que preservam a individualidade de cada um, sem fusões ou controle. A delicadeza da esposa está no modo como faz suas escolhas. Usando a sabedoria de quem conhece...

"ELES ERAM SIMPÁTICOS, NÃO PARECIAM TERRORISTAS."

Imagem
Lendo as matérias sobre os irmãos Tsarnaev, penso nos Irmãos Karamazov e no modo como a literatura e as bombas de Boston tem a ver com o pai. O pai Karamazov era um sujeito que só via a si   mesmo, se valendo de sua autoridade, justificava todo tipo de perversão. Retratando uma Rússia decadente, sem princípios e direção, Dostoievski mostra que a decadência que se vive se instala primeiro dentro do sujeito, para depois se espalhar para o mundo que o rodeia. O pai (e a mãe) dos Tsarnaev, disse que o FBI armou para seus filhos. Apesar de ambos estarem armados, trocarem tiros com a policia, matar um policial e roubar uma loja, a mãe diz:"isto é uma armação." A Tchetchênia, de onde os irmãos saíram, é uma região que pertence a Federação Russa, mas que desejam se separar dela. Isto tem levado a ataques terroristas em várias partes do mundo. No ano de 2002, tchetchenos fizeram 50 pessoas reféns em um teatro de Moscou. "Eles eram pessoas admiráveis", disse um dos entrevis...

GERAÇÃO TÔ NEM AÍ.

Imagem
Veteranos usaram urina em trote de Medicina da UFRJ, dizem alunos. Os calouros carregaram placas com identificações como ‘viadinho tatuado’, ‘chifruda’ e ‘filha do demo’. No ano passado, um estudante virou uma lixeira na cabeça de outro. Urina, peixes mortos, melância e terra. Essa é a mistura que veteranos de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro colocaram em uma piscina utilizada em um trote do curso ocorrido, há 15 dias, no campus da Ilha do Fundão. Os calouros foram obrigados a se banhar ali, como revelam as imagens publicadas pelo GLOBO nesta quinta-feira (18). As informações vieram de dois alunos que presenciaram o trote, mas não quiseram divulgar seus nomes por temerem reações do grupo de veteranos chamado “Esquadrão de bombas da UFRJ”. Por outro lado, os alunos do curso de cinema da PUC/RJ que deveriam colar grau neste mês, ficaram sem o diploma por alterarem o texto do juramento. Depois de cada frase, a aluna que fazia o juramento acrescentava, por força de ...

O NYLON.

Imagem
Certa vez, Genet comentou que a violência existe para por fim a brutalidade, que aterroriza e endurece o coração, deixando-o indiferente a qualquer coisa que esteja fora da fronteira da pele. Deste modo, o sujeito vive no mundo como se estivesse fora dele e, neste caso, faz o que deseja sem crítica, compromisso ou bom senso. Como ele poderia conduzir sua vida desta maneira, pois ele não conseguiria sustentá-la apenas com a loucura que o envolve? Para manter-se, precisaria de algo mais. A loucura é o artifício que esconde a crueldade que o constitui. O mesmo acontece com a violência em relação a brutalidade.

A GRANDE LUTA

Imagem
Defendendo-se do próprio abandono.

FRAQUEZA

Imagem
Rochefoucauld comentou que as pessoas fracas não podem ser sinceras, eu diria que principalmente em relação a elas mesmas. Hoje em dia, há possibilidade de dizer-se que se parecem com os delírios e alucinações com os quais me deparei quando conheci os internos dos hospitais psiquiátricos. Era impossível demovê-los do fato de alguns se dizerem Napoleão.

SEMELHANÇA ENTRE ORAN E O RIO DE JANEIRO.

Imagem
"Oran, pelo contrário, é uma cidade aparentemente moderna. Não é necessário, portanto, definir a maneira como se ama entre nós. Os homens e as mulheres ou se devoram rapidamente, no que se convenci onou chamar de ato de amor; ou se entregam a um longo (curto) hábito a dois. Também isso não é original. Em Oran, como no resto do mundo, por falta de tempo e reflexão, somos obrigados a amar sem saber." A Peste: Camus, 1947

PATERNIDADE NO SÉCULO XXI

Imagem
Papai sabe tudo (Father knows best) foi o nome do seriado que estreou na televisão em 1954, e que permaneceu no ar até 1960. Um pai querido, sua esposa e três filhos, dialogavam sobre temas cotidianos. Nesta mesma época, um outro seriado chamado Make room for daddy, se popularizou por usar como argumento um pai que tentava encontrar mais espaço no ambiente familiar. Ambas as séries, tratavam com humor temas pertinentes aos valores daquela época. Trinta anos se passaram, e uma nova sitcom estreou na televisão. Em 1989, Os Simpsons compunham o retrato de uma família cujas agruras eram resolvidas preponderantemente, pela mãe. Dela também faziam parte, três filhos e um pai desacreditado, bonachão e equivocado. Do Papai sabe tudo até Homer Simpson, a paternidade passou por mudanças significativas em sua concepção, consolidadas pelas inovações no campo da reprodução assistida e as reivindicações dos homens pela guarda dos filhos. Ao longo dos anos, o pai deixa de ser o ator principal...

OS ROCHA MIRANDA, A CHIFON E SUA LOJA NO LEBLON.

Imagem
A criatura ficou no imaginário como um ser aterrorizante. O criador ficou isento disto. A beleza da criatura está no drama de sua vida, e a monstruosidade do criador, na vaidade daquele que  busca méritos e não mede esforços para isto. Ontem, quando chegamos a delegacia, para prestar um outro depoimento, o inspetor nos falou que o processo que havíamos iniciado, tinha sido arquivado. Nos disse que a delegada não estava. Nosso advogado pediu uma cópia do parecer de arquivamento, para dar entrada em um outro processo junto a Corregedoria, contra a delegada. O inspetor retornou a sala da delegada, que não só apareceu, como disse que o processo não havia sido arquivado. ” Isto foi um mal entendido”, disse ela. Contratamos um perito civil para inspecionar o local onde a obra está sendo feita. Este perito, bem como, o corpo de bombeiro e a defesa civil, concordam que o corte da laje não poderia ser feito do modo como fizeram os operários da obra. Contudo, a obra continua. Percebi pelo mo...