domingo, 5 de maio de 2013

PRISÃO CINCO ESTRELAS (foto de uma prisão na Jordânia)


O projeto do deputado Domingos Dutra (PT-MA) institui o Estatuto Penitenciário Nacional e cria a cadeia cinco estrelas. Se aprovado, os presos terão direito a banho quente em locais frios, cela com calefação, academia de ginástica, material de higiene pessoal como desodorante, xampu, condicionador, hidratante de pele e até camisinha. O projeto do deputado também prevê médico residindo no presídio ou próximo. Entre os 119 artigos, chama a atenção o que mantém direitos políticos dos presos e acesso a jornais, rádio, e TV a cabo. O deputado também sugere a criação dia do encarcerado, 25 de junho. Se fosse aplicado hoje, nenhuma cadeia brasileira se enquadraria na lei.

Possívelmente DOMINGOS DUTRA se inspirou no "apart hotel" prisional instalado em uma das mais belas florestas da Jordânia, a Salhoub Heights. A cidade de Salhoub, ao norte da capital Amã, é agora o lar de um luxuoso estabelecimento prisional, com vista para um dos mais famosos pinhais agora ameaçadas de extinção. A prisão, que abriga 60 detentos, foi construída exclusivamente para os funcionários, empresários e figuras públicas condenados à prisão por acusações criminais ou éticas.

Se todo este forço estivesse voltado para escolas e hospitais, seríamos uma outra cultura. Todavia, ser criminoso no Brasil, dia-a-dia se torna uma carreira. Se o sujeito souber investir, poderá obter títulos que irá lhe render consultorias e palestras bem pagas. Finalmente, o criminoso no Brasil terá um dia para ser comemorado, Dutra também pensou nisto. Faça as contas e pense se vale a pena gastar tempo e dinheiro na educação de crianças. No Brasil, cada vez mais, as prisões terão médicos, psicólogos e assistentes sociais, mas nas escolas ...

SN