terça-feira, 14 de maio de 2013

POLITICA É RELIGIÃO NO BRASIL.



NO BRASIL. cada vez mais o pensamento político se aproxima do pensar religioso, pois assim desejam grande parte dos eleitores e daqueles que os representam. Câmara pode aprovar proposta que dá fim ao Estado Laico no Brasil. Comissão de Constituição e Justiça já aprovou permissão para religiosos interferirem nas leis brasileiras

Se é que existe a laicidade no Brasil, onde, pelo menos teoricamente, a religião não interfere no Estado, ela está para ter seu fim. Isso porque no dia 27 de março de 2013, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 99/11, do deputado João Campos (PSDB-GO).

Dilma e Lula se tornaram ícones, e nesta condição, servem como ancoradouro para o crente político-religioso. É o que acontece com uma parte dos "ïntelectuais artistas"", dentre outros. Qualquer análise que caia sobre Lula-Dilma é vista como um sacrilégio, um absurdo, uma bobagem, uma montagem que acontece no ciberespaço, porque problematiza o pensamento dogmático e fechado, usado para salvar aquele (ou aquela) que precisa dele.

A idéia de salvação, os bons contra os maus, as vítimas e os algozes, fazem parte de um imaginário limitado usado para proteger uma idealização, seja ela qual for. No Brasil ainda existe trabalho escravo, a miséria se mantém vigorosa, a democracia se travestiu de absolutismo, educação e saude alcançaram patamares vergonhosos. Apesar disto, a crença de que só o PT salva, está ai presente entre eleitores e os que os representam. A esquerda caviar, que vive nas áreas mais ricas da cidade, os defendem por interesses pessoais.

Falar sobre eles se tornou calúnia, heresia e deturpação. Inteligência e criatividade não garantem a ninguém leituras e interpretações que levem o sujeito a perceber a complexidade que sua crença camufla. Por esta razão, quando sente sua crença ameaçada, precisa desqualificar aquele que lhe gerou tal mal estar.

SN